Como Adicionar o Repositório EPEL no CentOS

Salve Aldeões, neste post falaremos um pouco sobre repositórios de pacotes no Linux, particularmente no CentOS 7.

Você deve ter ouvido falar em repositórios de arquivos e pacotes no Linux, os repositórios são bibliotecas onde ficam armazenados os pacotes que são utilizados e instalados no Linux, la ficam os binários dos pacotes e aplicações que vamos utilizar no nosso Linux.

Porem por motivos de licenciamento e software livre algumas distribuições não incluem repositórios de código de terceiros, sendo assim temos que adiciona-los manualmente como repositórios adicionais.

Siga o passo-a-passo.

1- Abra um terminal do Linux, recomendo que você se torne super usuário através do comando SU.
2 - Digite os seguintes comandos e em seguida tecle enter.
yum install epel-release
yum update
yum upgrade

Será exibida uma mensagem informando que o epel foi instalado corretamente.

O epel (Extra Packages for Enterprise Linux) ou pacotes extras para Linux Enterprise, o epel tem muitas opções legais de pacotes e softwares que não estão nos reportórios padrões.

Neste comando utilizamos o gerenciador de pacotes YUM  que é o padrão da família REDHAT, no Debian utilizamos o apt-get ou aptitude que é o gerenciador desta família.

Primeiro nós instalamos o epel depois atualizamos a lista de repositórios e depois fazemos o upgrade do sistema, desta forma estamos com o repositório epel configurado no nosso Centos.

Agora vamos verificar como fica o arquivo de configuração dos repositórios que o YUM usa para pesquisar os pacotes.

Ainda dentro do terminal execute o seguinte comando:
ls /etc/yum.repos.d 

Como resultado teremos os repositórios que o CentOS esta trabalhando você vera que o epel.repo esta entre eles, para você ver o conteúdo deste repositório basta utilizar o seguinte comando.
nano /etc/yum.repos.d/epel.repo

Para você saber mais sobre o projeto de pacotes adicionais EPEL/Fedora basta acessar o site da wiki do projeto em https://fedoraproject.org/wiki/EPEL/pt-br .

Muito Obrigado e até a próxima.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando a Rede do CentOS 7

Instalando o Oracle Java 8 no Ubuntu