Configurando a Rede do CentOS 7
Salve Aldeões neste post vamos falar sobre a estrutura de configuração de rede do CentOS e como podemos modifica-la.
Utilizaremos o CentOS 7 atualizado e com o repositório epel configurado, para saber mais sobre o repositório epel e como instala-lo no seu CentOS clique neste link.
Antes de realizarmos a configuração nós precisamos verificar quais interfaces de rede nós temos no nosso Linux e como elas estão configuradas, para isso utilizamos o comando:
ip a
Este é o substituto do ifconfig, vejamos o resultado:
Na imagem acima nós vemos que minha maquina tem 3 interfaces de rede, a terceira que esta nomeada como wlp0sflu8 esta recebendo o IP 192.168.1.17 é um rede padrão /24.
Podemos ver que este IP é dinâmico, acontece que eu quero fixar um IP nesta placa para um fim especifico, sendo assim nós temos que editar o arquivo de configuração das interfaces de rede do nosso servidor CentOS.
Para isso devemos digitar o seguinte comando:
nano /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-wlp0s2f1u8
No CentOS cada interface de rede tem seu arquivo de configuração em /etc/sysconfig/network-scripts usando como padrão para o nome do arquivo "ifcfg-nome-da-interface-de-rede".
Vejamos o conteúdo do nosso arquivo de configuração:
Repare que neste arquivo temos o ESSID que indica que estamos conectados em uma rede wifi e a configuração BOOTPROTO=dhcp que indica que temos IP dinâmico, vamos alterar a configuração deste arquivo para IP fixo, segue abaixo a imagem com as alterações que serão realizadas:
Como podemos ver na imagem acima, nós alteramos a linha do BOOTPROTO para static e adicionamos duas outras configurações IPADDR que é o ip fixo que eu quero para esta placa de rede e NETMASK que é a mascara de sub-rede que eu quero para esta interface de rede.
Porem ao executar o comando, ping www.google.com ou ping www.uol.com.br, recebemos a mensagem de host inacessível, pois falta a configuração de DNS e GATEWAY para que a internet funcione, sendo assim vamos adicionais mais configurações ao nosso arquivo, para isso executamos novamente o comando:
nano /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-wlp0s2f1u8
Incluímos as configurações como na tela a seguir.
Nós incluímos GATEWAY, DNS1, DOMAIN, com as configurações do nosso gateway e DNS principal e secundário para a resolução de nomes na nossa rede.
Para que as configurações entrem em vigor basta executarmos os comando para parar e iniciar novamente a nossa interface de rede:
O comando abaixo fecha a conexão de rede
ifdown wlp0s2f1u8
O comando abaixo abre novamente a conexão de rede
ifup wlp0s2f1u8
Vejamos como ficou o resultado do nosso comando "ip a" agora com as configurações feitas e aplicadas.
Pronto estamos com a nossa rede configurada de forma estática, observe que o inet esta em 192.168.1.2 que é o ip que fixamos e o broadcast da rede esta em 192.168.1.255, notem que a configuração no CentOS é diferente das distribuições baseadas no Debian onde temos as configurações de rede centralizadas no arquivo /etc/network/interfaces, mas a diferença de configuração n]ao é tão grande assim.
Até a próxima pessoal, muito obrigado.
Comentários
Postar um comentário