Editores de texto para Linux

Ola pessoal, neste post vou falar um pouco sobre editores de código ou de textos simples para o Linux, este post será voltado para programadores que utilizam o Linux como plataforma de desenvolvimento, não falarei de IDE's completas mas sim de editores simples que podemos usar para mexer em nosso código.

O pessoal que trabalha com web deve se lembrar do Dreamweaver que é muito usado no Windows, ou do Notepad++ que também é muito usado para editar código, no Linux nos temos algumas alternativas bem legais para edição de código, vou listar algumas opções aqui e a forma de instalar no Ubuntu/Linux Mint/Debian ou qualquer outra distribuição que usa o Debian como base.

 Primeiro falaremos dos editores "nativos" que ja vem quando o sistema é instalado.


VI

O "vi" ou "vim" foi criado por Bill Joy em 1976 originalmente para o BSD. É um dos mais conhecidos editores de texto para ambiente Linux sendo muito utilizado por programadores e entusiastas.

Como usar:
Abra o terminal e digite
vi "nome do arquivo"

Nano

O nano foi criado em 1999 primeiro com o nome TIP (This isn't Pico), por Chris Allegretta. Sua motivação foi criar um substituto livre para o Pico, que não era distribuído sob uma licença livre. O nome mudou para nano em Janeiro 10, 2000 para evitar um conflito de nome com um utilitário Unix, o tip.

Como usar :
Abra o terminal e digite
nano "nome do arquivo"
Eu utilizo o nano diariamente no Linux, acho ele mais amigável e produtivo que o vi.

- Agora vamos falar dos editores que não são nativos do Sistema Operacional, ou seja, precisam ser instalados e de um ambiente gráfico para funcionar.

SublimeText

Quem usa Mac já deve conhecer este editor, ele tem versões bem legais para Windows e Linux também, o sublime é muito conhecido e é muito usado por programadores do mundo todo, ele é robusto e fácil de usar, tem várias opções de plugins que podem ser instalados que facilitam muito a vida na hora de programar, ele tem um autocomplete muito bom para desenvolvedores web, montando estruturas de paginas com apenas alguns comandos, eu particularmente uso o sublime no dia dia e gosto muito, ele realmente nos proporciona muita produtividade.


O problema é o que o Sublime não faz parte do repositório do Ubuntu e afins, sendo assim, precisamos incluir o link para download do Sublime na nossa lista de repositórios do Linux, usando o comando ppa.

Rode este comando no terminal do Linux.

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/sublime-text-2
sudo apt-get update
sudo apt-get install sublime-text

Pronto agora o sublime esta instalado e pronto para ser usando no Linux.

Site oficial do SublimeText : http://www.sublimetext.com/

Atom

O Atom é outro editor que é bastante usado, ele é bem parecido com o Sublime e com o Microsoft Code, falarei sobre o Code mais para frente. O Atom tem seu projeto no GITHUB, livre para que qualquer um possa contribuir.


Para instalar o Atom no Linux usaremos a mesma estrategia do Sublime, adicionaremos o pacote via ppa para depois instalar.

Rode os comandos abaixo no terminal do Linux.
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/atom
sudo apt-get update
sudo apt-get install atom

Pronto o atom esta pronto para ser usado, nos meus testes o Atom se mostrou muito legal, ele tem varias opções para instalar pacotes e temas e tem integração com o GIT.

Site oficial do Atom : https://atom.io/

Notepadqq

Para quem conhece o notepad++ no windows, nos temos uma ótima opção para Linux, estou falando do Notepadqq, ele é um clone do ++ e funciona perfeitamente no Linux, e para instalar seguimos os mesmos passos dos outros editores, rodando os comandos no terminal.

sudo add-apt-repository ppa:notepadqq-team/notepadqq
sudo apt-get update
sudo apt-get install notepadqq


Site oficial do Notepadqq : http://notepadqq.altervista.org/wp/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando a Rede do CentOS 7

Como Adicionar o Repositório EPEL no CentOS

Instalando o Oracle Java 8 no Ubuntu